Aconteceu: Sua Árvore Consultoria recebe homenagem!

  

No último dia 8 de Julho, foi realizada a solenidade comemorativa dos 50 anos do Projeto Rondon® Nacional e dos 12 anos do Projeto Rondon® Minas. O evento aconteceu no teatro Ney Soares, na Rua Diamantina, número 463, no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, onde foram homenageados Rondonistas, instituições públicas e privadas, parceiros e autoridades. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, foi a madrinha do evento. A Sua Árvore Consultoria, representada pelo seu Diretor, Fábio Pessoa, foi uma das instituições privadas homenageadas por apoiar as ações do projeto. 

 

Ao longo dos anos de existência, o Projeto Rondon® tem desempenhado um papel importante junto às comunidades em situação de vulnerabilidade social, proporcionando capacitação da população em diversas áreas por meio de ações socioeducativas, garantindo, assim, uma efetiva melhoria na qualidade de vida. O Projeto RONDON é a maior iniciativa de voluntariado universitário do país e mais de 300 mil alunos já participaram desta imensa rede solidária em prol do desenvolvimento social de inúmeras cidades.

 

As intervenções são feitas em municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), colocando a serviço da população o conhecimento acadêmico e a criatividade de universitários de todo o país. Milhares de jovens já participaram e continuam se inscrevendo, voluntariamente, nas intervenções do Projeto Rondon®. As ações são desenvolvidas em duas vertentes: regional (interior do Estado) e local (RMBH) e são voltadas para a promoção e o aprimoramento da execução das políticas públicas locais. Todo este trabalho é possível graças ao grande número de voluntários e de parceiros.

 

Áreas contempladas

 

Em 2017, foram priorizadas oito áreas para atuação no interior de Minas Gerais - meio ambiente e gestão de resíduos, educação fiscal, previdenciária e direitos do consumidor, prevenção e promoção da saúde, esporte, lazer e vida saudável, direito à cidade e à moradia, economia solidária e geração de renda, formação de jovens e ações socioeducativas com idosos, gestantes, crianças, pessoas com deficiência física, mulheres, lideranças locais, funcionários públicos, agentes de saúde, população quilombola e indígena.

 

A equipe do Projeto Rondon® Minas atuará em 28 cidades distribuídas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no Norte e região central do Estado. Ao todo, serão 400 voluntários capacitados, entre estudantes de instituições de ensino superior públicas e privadas, professores, funcionários de universidades, profissionais técnicos de organizações da sociedade civil e de instituições públicas. Os voluntários são de várias áreas do conhecimento – medicina, serviço social, biologia, psicologia, comunicação social, pedagogia, engenharias, direito, arquitetura, enfermagem, cinema, odontologia, ciências sociais, relações internacionais, gestão pública, geografia, economia, nutrição, turismo, história e biomedicina.

 

A presidente do Projeto Rondon® Minas, Mônica Abranches, destaca duas temáticas deste ano, o Rondon® Meio Ambiente e Gestão de Resíduos que trabalhará com a gestão do lixo urbano e a coleta seletiva e o Projeto Educação para a Vida. Segundo ela, estes projetos foram firmados em convênios com o poder público e instituições do Terceiro Setor para atuar em questões sociais relevantes nos municípios como saneamento básico, melhorias em habitações, formação política de jovens, realização de diagnóstico socioespacial, entre outros. “Teremos Rondonistas de ontem, de hoje e de amanhã e trabalharemos em regiões extremamente carentes que receberão nossos voluntários em Julho e em Dezembro”, finaliza.

 

O Projeto Rondon® Minas é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos e foi criada em 2005, com sede em Belo Horizonte. Possui vasta experiência de atuação em conjunto com as redes pública e privada, por meio de uma cooperação técnica, financeira e solidária. Ao longo dos 12 anos de existência, o RONDON atuou em projetos importantes em parceria com o Governo do Estado – Projeto RONDON Resíduos, Projeto RONDON Travessia, Projeto RONDON Jequitinhonha, com o Ministério do Turismo, Projeto Turismo Solidário, com a Justiça Federal e Programa de Conciliação para Remoção Humanizada do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. O Projeto Rondon® Minas é registrado junto ao Instituto Projeto Rondon®, com sede em Brasília, e é autorizado a desenvolver ações em Minas Gerais.

Please reload

Posts Recentes

September 22, 2019

August 30, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square